segunda-feira, 27 de abril de 2009

Sessões coletivas Trincheira Tinta
Participantes: Dona Cor / Gabi Azul / Dark / Evinha / Nika / Cellah

































Artes Trincheira Tinta
Artes de: Dona Cor / Rena


















segunda-feira, 20 de abril de 2009

Reuniões
Fotos by
Taciana Cabral
Ananda Martins































PROGRAMAÇÃO

O Primeiro dia do encontro: Será fechado, apenas para graffiteiras, pixadoras, pintoras e convidadas/os. Neste dia vamos fazer a Feira Trincheira Tinta!!! (feira das artistas de rua) – montar uma exposição com nossas pinturas, bolsas, zines, camisas (aerografia, serigrafia), tudo o que a gente produz. Construiremos um espaço de criação coletiva, para neste dia realizarmos pintura de camisas, customização de roupas, produção de adesivos. Este espaço de produção vai ser criado pelas próprias graffiteiras, e a idéia é a gente trocar o que sabe, e ter uma conversa sobre o Graffiti e a arte que a gente faz.
Também vamos fazer um programa de rádio durante o encontro, para transmissão posterior em rádios comunitárias.

Noite do primeiro dia: Confraternização e pintura no Recife Antigo.

Segundo dia do encontro: Mutirão de Graffiti Edição Especial Graffiteiras! Neste dia, organizaremos e pintaremos no Mutirão de Graffiti – nas casas da comunidade de Nova Descoberta, com o apoio de vários grupos! Este dia será aberto para todas e todos, pintaremos com graffiteiras, graffiteiros, e todos da comunidade! Iremos montar uma exposição com nossos trabalhos no dia do Mutirão. Vai ter Rádio Livre, música, apresentações diversas... Graffiteiras/os, cantadoras/es, rimadoras/es, dançarinas/os, comunicadoras/es, estarão todas e todos presentes neste dia!

Que Mais? Durante o encontro, vamos estar fazendo um Fanzine com tudo o que trocamos no encontro: nossas artes, poesias, conversas, avaliações, propostas... para divulgação posterior.

Local do encontro:
Dia 23
Instituto Vida- Adolescência e Cidadania
Estrada Velha de Água Fria, Água Fria – Recife – PE

Dia 24
Sítio do Rasário em Nova Descoberta, Casa Amarela - Recife -PE

DETALHAMENTO:

Dia 22 de maio
- Chegada de pessoas de interior de Pernambuco e/ou outros estados.

Dia 23 de maio - Primeiro dia do encontro:

9 horas até 10 horas: Café da manhã numa roda de apresentação e explanação da dinâmica do dia.
Identificação de ajudantes para as atividades do dia.

10 horas: Feira Trincheira Tinta!!!, parte 1.
Organização do espaço para a Feira com material/propostas de todas.
A Feira Trincheira Tinta!!! é um espaço que todas vamos organizar para expor nosso material, realizarmos pinturas de camisas, serigrafia, costumização, conversarmos, aprendermos umas com as outras de maneira mais informal e criativa.

12:30 até 14 horas - Almoço

14 horas até 18 horas: Feira Trincheira Tinta!!!, parte 2.
- Conversa/ Dedinho de Prosa sobre a participação da mulher graffiteira no espaço público (a rua!). Produção coletiva.
Levantamento de material para o FanZine Trincheira Tinta!!!
Programa de rádio para veiculação posterior em rádios comunitárias.
Oficinas “Caldo de Cana” (produção artística feita na hora!)
Exposição de produções artísticas das meninas
Pintura e Troca de camisas e Adesivos (Serigrafia, Costumização, Aerografia, e o que surgir…)

18hs até 19hs- Jantar

20:30 horas: Pintura e confraternização no Recife Antigo

Dia 24 de maio - Segundo dia do encontro:

8 horas: Café da manhã e explicar dinâmica do dia

9 horas: Mutirão De Graffiti – edição especial: Graffiteiras! Vamos pintar as casas e espaços da cidade!! Também montaremos a Feira Trincheira Tinta!!! no Mutirão! O lugar será o bairro de Nova Descoberta, devido à organização de grupos femininos da área, como o Grupo Mulher Maravilha e o grupo de mulheres do Córrego.
O Mutirão de Grafiti é uma ação da Rede de Resistência Solidária que ocorre todos os meses em diferentes comunidades da cidade; este será também um dia de pintura com os graffiteiros, apresentação de grupos e diálogo com a comunidade!

12 horas até 13:30 hs- Almoço

13:30 até 15:30 hs: Avaliação final do encontro com todas as participantes: encaminhamento, propostas de ações coletivas...
Fechar o FanZine do Encontro: vai conter fotos do evento, avaliação do evento, síntese da roda de diálogo, desenhos/ artes/ poesias...

15:30 hs: Quem precisar vai embora, quem quiser volta pro Mutirão.
O QUE QUEREMOS COM ESSE ENCONTRO?

PARTICIPAÇÃO DE:

Graffiteiras, meninas que pintam na rua, pixadoras e convidadas/os (pessoas que curtem o graffiti e trabalham para a expressão criativa na rua!!).
O encontro está sendo pensado para as graffiteiras pernambucanas, tendo em vista ser a primeira articulação desse tipo dentro de casa. Estamos considerando a realidade e o nível de desenvolvimento local, desejando unir, ouvir as vozes e ver as pinturas de graffiteiras novas e mais antigas do Estado.
Porém, devido à carência de eventos desse tipo na região, estamos abrindo espaços para graffiteiras que puderem - por conta própria - vir principalmente da região Norte e demais estados do Nordeste, considerando nossa capacidade de receber apenas 02 (duas) graffiteiras de cada Estado. Já foram confirmadas graffiteiras de Belém do Pará, João Pessoa, Maceió e Salvador.
Graffiteiras e Graffiteiros que quiserem comparecer para o Mutirão de Graffiti e tiverem como chegar na cidade independente de nossa organização serão bem-vindas/os!!!

METAS

- Fortalecer e dar visibilidade ao graffiti feito por mulheres/ graffiteiras;
- Conhecer melhor quem somos as graffiteiras de Pernambuco;
- Incentivar a expressão e ocupação criativa da pessoa no espaço público;
- Articular as graffiteiras do Estado para futuras ações coletivas;
- Promover exposição de material/ trocas de experiência entre graffiteiras; Graffitar Juntas!
- Divulgar e fortalecer a rede nacional de graffiteiras: Graffiteiras BR;
- Conversar e propor ações para o fortalecimento da participação e influência da mulher no espaço público.
PRINCIPIOS QUE NOS MOVEM - em constante processo de construção

- Não temos nenhuma intenção de avaliar a qualidade do trabalho de nenhuma participante: partimos do princípio de que o nível de qualidade que cada graffiteira quer alcançar é dado por ela mesma, e não por terceiros!
- O Trincheira Tinta!!! é um espaço de exercício da criatividade, intercâmbio solidário e crescimento coletivo. Não haverá julgamentos autoritários sobre a conduta de ninguém.
- Este é um espaço que busca ser ideologicamente autônomo e auto-gestionado pelas participantes.



Um encontro SÓ de graffiteiras? SÓ de poucas, ou SÓ de sozinhas?

Nem poucas, nem sozinhas. Invisibilizadas, talvez. No Graffiti os homens são maioria, porém nós existimos e contribuímos com nossos impostos, nossa força de trabalho e nossa criatividade. Também temos direito a essa cidade. Nos reunimos porque é um direito nosso!

Todas as graffiteiras pintam com os graffiteiros; as crews e grupos de que fazem parte são constituídas em sua maioria por graffiteiros. Não há separação, aparentemente. Mas há algo que nos distancia, sim: o acesso ao espaço público.

O Graffiti é uma arte cujo território é a rua. As mulheres são ensinadas desde que nascem a ocupar principalmente estes espaços: a casa, a cozinha, o quarto de dormir. Criamos assim uma imagem falsa, de fragilidade, de que a rua é um local perigoso e que assim nos expomos a tal perigo. Então, quem é que ocupa esta cidade?

Queremos nos reunir e discutir, crescer, melhorar, opinar, realizar. Cada graffiteira destas sairá deste encontro fortalecida e com mais voz e mais atitude para levar ao seu grupo. Os graffiteiros são nossos irmãos e convidados neste grande encontro; finalmente, todos sairemos fortalecidos

O que é? Para que?

O QUE É?

O Trincheira Tinta!!! - I Encontro Pernambucano de Graffiteiras está sendo construído por mulheres, graffiteiras e simpatizantes do graffiti feminino, juntamente com seus grupos e redes de contatos. Surge da necessidade de conhecer mais, articular, pintar juntas e conversar sobre o Graffiti feito por mulheres e nossa contribuição para a ocupação criativa do espaço público.

PARA QUE?

Principalmente, para nos conhecer mais, nos fortalecer, e continuar mantendo os canais abertos da criatividade no espaço público!
Nossas cores e traços são culturais, sociais, políticos, divertidos, criativos, coletivos, rebeldes... transversalmente dialogamos com a ordem e a justiça, com a violência e o machismo, com a criatividade e a geração de renda, formando uma nova imagem da mulher urbana, que trabalha, estuda, tem diversas atividades e não deixa de graffitar/ se manifestar, por ver importância em ocupar esses espaços, sendo dos muros de nossas comunidades até as galerias de artes, mostrando a força da mulher que se expressa através de formas de artes visuais inseridas em nosso cotidiano.

O que enfrentamos pintando na rua? Como podemos modificar/interferir/refletir no espaço público? Como a gente pode se fortalecer, crescer com nosso trabalho? Como podemos contribuir para uma cidade mais coletiva e criativa? Quais os interesses (privados) que determinam a vivência nos espaços (públicos)? E finalmente, o que nós, mulheres, graffiteiras, pensamos e agimos sobre tudo isso?
Esse é um encontro afirmativo, onde estas e outras questões que surgirem serão discutidas pelas participantes através da palavra, da imagem e da ação.

Esse também será um encontro articulador e preparatório para o Encontro Nacional De Graffiteiras, a ser realizado em Salvador, Bahia, julho de 2009.